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FOLHA 6 - Primeiros Passos

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01. Acesso aos Sistemas (Gerenciador Folli + FOLHA)

  Clique ou selecione Iniciar/Programas/Sistemas Folliwin/Folliwin e digite sua senha de acesso para abrir o Gerenciador Folli (na instalação a senha é FOLLI, mas poderá ser alterada). O Gerenciador permite o acesso a todos os Sistemas Folli que estiverem instalados e armazena um banco de dados comum a todos eles (Empresas, Bancos, Moedas, Sindicatos etc).
Caso ainda não tenha sido criado o atalho (ícone acima), selecione Iniciar/Programas/Sistemas Folliwin/Folliwin. Clique neste último Folliwin com o botão direito do mouse, selecione "criar atalho", clique e arraste o atalho criado para sua área de serviço.
Atenção: o acesso ao Sistema FOLHA deve ser feito unicamente a partir do Gerenciador FOLLI.

  Clique ou selecione Sistemas/Folha de Pagamento, no Gerenciador Folli, para acionar o Sistema FOLHA. Na barra de status do Windows (linha inferior do vídeo), observe que o Gerenciador Folli e o Aplicativo Folha ficam abertos, e podem ser acionados a qualquer tempo.

02. Cadastro de Empresa Fonte 

  Clique ou selecione Edição/Empresas, no Gerenciador FOLLI, para acionar a tela de Cadastro e digitar as informações da Empresa (nas linhas em vermelho, duplo clique do mouse aciona tabela auxiliar). Tecle F2 se desejar trazer a célula para o modo Edição, ideal para simples correções dos dados.
Obs.: Nos campos 28 a 30, mantenha a Empresa "ativa" (Sim). Digite "S" ou "N" na célula, ou duplo clique para ativar/desativar. Empresas desativadas permanecem no Cadastro, mas não podem ser acionadas nos Aplicativos.
  Clique para Inserir Nova Empresa. Somente no Gerenciador podem ser inseridas Empresas (não nos aplicativos da Folli)
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03. Edição de Tabelas Genéricas

O sistema contém Tabelas Periódicas Genéricas (IRRF, INSS, INSSCI, Vale Transporte e Salário Família) que são válidas para todas as Empresas Cadastradas. Os valores e/ou alíquotas definidos nessas tabelas podem mudar ao longo do tempo, e afetam os cálculos. Por isso, estas devem ser preenchidas inicialmente e sempre que ocorrerem mudanças. Atenção: Tabelas preenchidas incorretamente acarretarão erros de cálculo.
Cada Tabela é associada ao seu início de vigência (mês e ano) e vigora até que uma nova Tabela seja inserida.
Selecione Edição/Tabelas Genéricas/Tabela de IRRF, no sistema Folha. Defina seu Período de início de vigência, os dados dos campos (valores e/ou percentagens) e clique OK. Para definir Faixas do tipo "acima de 2.115,00", digite "de 2.115,01", "até 99.999.999,99". Somente quando houver alterações, clique em Inserir, defina o período de início da vigência e os campos da nova tabela. Siga este procedimento para todas as Tabelas Genéricas.
Obs: Na Tabela de Vale Transporte, defina todos os tipos de transporte que são utilizados pelos funcionários e suas respectivas tarifas.

04. Edição de Tabelas Exclusivas 

O sistema contém Tabelas Periódicas Exclusivas da Empresa (Horas Extras, Horas Fixas e Percentagens Fixas) que precisam ser definidas para Cada Empresa Fonte Cadastrada, ou seja, cada conjunto dessas Tabelas é utilizado exclusivamente por sua respectiva Empresa.
 Clique, ou entre em Seleção/Empresa Fonte de Trabalho, no Folha. Selecione uma Empresa e clique OK (ou duplo clique). 
Observação: Ao abrir o Folha, a última Empresa que foi selecionada permanece ativa. Observe que sua barra de status indica sempre qual é a Empresa selecionada (ativa), assim como o Usuário, a Moeda e o Período ativos.
Selecione Edição/Tabelas Exclusivas da Empresa/Tabela de Horas Extras e repita os mesmos procedimentos das Tabelas Genéricas, para as todas as Tabelas Exclusivas
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05. Configuração - Parâmetros das Empresas

Neste tópico são configuradas informações cadastrais exclusivas do sistema Folha, que complementam as contidas no Cadastro do Gerenciador FOLLI.
 Clique, ou selecione Configuração/Parâmetros das Empresas e complete os dados cadastrais. Nas linhas com texto em vermelho ou azul claro, duplo clique aciona tabela da Folli / usuário.
No campo 2 (Diretório da Matriz), o sistema configura automaticamente a Empresa como Matriz (Empresa com ou sem Filiais). Esse campo só precisa ser configurado, se for o caso, para definir essa Empresa Fonte como Filial: duplo clique sobre o Campo 2 abre janela para Seleção de Empresa; selecione a Matriz e clique OK.
Dessa forma, os dados dos funcionários (da Matriz ou da Filial) serão armazenados em um único arquivo. Nesse caso, no Cadastro do Funcionário (Planilha Controle, linha 12), informe em qual empresa este está vinculado.
Atenção: Informe os percentuais e códigos que são indispensáveis para cálculos do sistema (Campos 21 em diante), tais como GPS, FGTS, Vale Transporte etc.

06. Configuração - Configuração das Empresas

Selecione Configuração/Configuração da Empresa. Na janela acionada, selecione o período (mês e ano a partir de quando será processada sua Folha de Pagamento e, conseqüentemente, sua Configuração, exclusiva da Empresa Selecionada, entrará em vigor) e defina os campos apresentados. A Configuração da Empresa é Periódica, assim, novas configurações (associadas a seus períodos de início de vigência) só deverão ser definidas quando ocorrerem alterações (clique em Inserir):
Dias no Mês: Para considerar o mês com 30 dias, marque a opção 30 dias. Para considerar os dias reais do mês (jan=31, fev=28 ou 29 conforme o ano etc), Efetivos.
Dias na Admissão/Rescisão: Para o salário proporcional de mensalistas, no cálculo do salário diário, o sistema divide o salário mensal por 30 dias ou pelos dias efetivos.
Vale Transporte em Dinheiro: Se desativado (Não), o item 105 (Vale Transporte em Dinheiro) não será lançado pelo sistema, devendo a empresa fornecer os Vales. Caso esteja ativado (Sim), o sistema lança o item 105 automaticamente, como sendo o valor total dos Vales Transportes lançados no Cadastro do Funcionário (em Dados Periódicos, Campos 17 a 21). Em ambos os casos, o sistema lança automaticamente o desconto, item 284, de acordo com o limite máximo de desconto Configurado em Parâmetros da Empresa (campo 38). Em Configuração/Dias Úteis, defina o número de dias a ser utilizado no cálculo do Vale Transporte.
Regime de IRRF: Defina Regime Mensal (ou de Competência) quando a Empresa paga o Adiantamento e o Saldo de Salário dentro do próprio mês. Defina Regime de Caixaquando a Empresa paga o Adiantamento no mês e o Saldo de Salário até o 5º dia útil do mês seguinte.
Atenção: "Informação errada ou mudança de Regime acarreta erros nos cálculos automáticos do IRRF".
No Regime Mensal, o cálculo do IRRF considera apenas os lançamentos efetuados no próprio mês, utilizando a tabela de IRRF vigente no mês ativo. O usuário deve certificar-se de que o item de Adiantamento definido não contempla incidência de IRRF (configurar, se for o caso).
No Regime de Caixa, o sistema calcula o IRRF do Adiantamento Salarial e do Saldo do Salário, desde que:
a) O item de Adiantamento Salarial definido pelo usuário contemple incidência do IRRF (configurar, se for o caso).
b) O cálculo do IRRF do Adiantamento Salarial deve ser "solicitado" em Processo/Lançamentos Automáticos (Lance item 294, IRRF sobre o Adiantamento). O item 294 é calculado conforme exemplo a seguir.

Exemplo de Cálculo: REGIME DE CAIXA   

Considerando um funcionário mensalista, admitido em 01/01/2003 com salário de R$ 2.500,00 (aumentado para R$ 3.000,00 em 01/02/2003), sem dependentes:
JANEIRO Salário Mensal      R$ 2.500,00
ADIANTAMENTO (20/01/03)     R$ 1.000,00
IRRF ADIANTAMENTO           R$     0,00
IRRF SALDO DE SALÁRIOS      R$    40,53
INSS Jan/03                 R$   171,77
FEVEREIRO Salário Mensal    R$ 3.000,00
ADIANTAMENTO (20/02/03)     R$ 1.200,00
IRRF ADIANTAMENTO           R$   231,65
IRRF SALDO DE SALÁRIOS      R$    85,53
INSS Fev/2003               R$   171,77
Cálculo IRRF Adiantamento Fev/2003:
(+) Salário Jan/2003        R$ 2.500,00
(-) Adiantamento Jan/2003   R$ 1.000,00
(+) Adiantamento Fev/2003   R$ 1.200,00
(-) Deduções INSS Jan/2003  R$   171,77
(=) Base IRRF Adiantamento  R$ 2.528,23
Tabela IRRF = 27,5%         R$   695,26
(-) Valor a Deduzir         R$   423,08
(=) IRRF Adiant. Calculado  R$   272,18
(-) IRRF Saldo Sal Jan/2003 R$    40,53
(=) IRRF Adiant. Salário    R$   231,65
Cálculo IRRF Saldo de Salários Fev/03

(+) Salário Fev/2003        R$ 3.000,00
(-) Adiant. Fev/2003        R$ 1.200,00
(-) Deduções INSS Fev/2003  R$   171,77
(=) Base IRRF Saldo Salar.  R$ 1.628,23
Tabela IRRF=15%(-158,70)    R$    85,53
Tabelas Genéricas utilizadas nos cálculos:
IRRF Jan/Fev/2003
Até R$ 1.058,00 = isento
De R$ 1.058,01 a R$ 2.115,00 = 15% - R$ 158,70
Acima de R$ 2.115,00 = 27,5% - R$ 423,08
INSS Jan/Fev/2003
Até R$ 468,47 = 7,65%
De R$ 468,48 até R$ 600,00 = 8,65%
De R$ 600,01 até R$ 780,68 = 9,00%
De R$ 780,69 até R$ 1.561,56 = 11,00%
Valor Máximo de desconto INSS = R$ 171,77

07. Configuração - Itens para Cálculo de Médias 

Selecione Configuração/Itens para Cálculo de Médias. É necessário informar quais itens de pagamento deverão ser somados para levantamento das médias de férias, 13º salário e aviso prévio, e definir a referência: horas ou valor. Estas informações, exclusivas da empresa, são gravadas no arquivo Medias.Cnf, no diretório específico da empresa.
  Selecione as linhas (Itens) que deseja copiar e clique em copiar.
  Selecione a área de destino (linhas) e clique em colar.

08. Edição - Cadastro de Funcionários 

  Clique ou selecione Edição/Cadastro de Funcionários para abrir a tela de cadastro. Essa tela é dividida em 5 guias (Pessoal, Documentos, Controle, Movimentos, Bancos) e complementada por 3 Tabelas Anexas ao Cadastro ( Dados Periódicos, Cadastro de Dependentes e Distribuição em Centros de Custo).
As informações dos campos dessas guias e tabelas devem ser devidamente preenchidas, pois os cálculos do sistema dependem deste cadastro.
 Clique ou pressione Ctrl+N para Inserir Novo Funcionário e digitar os seus dados (ou duplo clique nas linhas em azul claro ou vermelho para acionar tabela auxiliar). Para acionar um funcionário já cadastrado, selecione-o na Lista de Funcionários.

  Clique para digitar os dados pessoais (nome, endereço etc).
  Clique para digitar dados sobre documentos (CPF, RG etc).
  Clique para informar horários de trabalho, escala etc.
  Clique para informar dados de admissão, rescisão, etc.
  Clique para informar bancos em que o funcionário é vinculado.
 Clique ou pressione Ctrl+P para cadastrar Dados Periódicos, que dependem de datas (salário, tipo de admissão, cargo ou função etc). São dados atualizados em períodos específicos, que não podem ser perdidos
 Clique ou pressione Ctrl+D para Cadastrar os filhos e/ou dependentes. Em função das datas de nascimento e sexo, o sistema determina os dependentes válidos para dedução do Imposto de Renda e a cota de Salário Família. Para parentesco diferente de Filho, forneça as datas observando o limite de validade.
 Clique ou pressione Ctrl+U para definir Centros de Custo/Tomadores de Serviços. Estes dados são periódicos e não podem ser perdidos. Informe os Centros de Custo/Tomadores de Serviço em que o funcionário está vinculado e suas percentagens respectivas. Duplo clique ou F3 na linha aciona tabela de Centros de Custo. Caso não totalize 100%, a diferença será lançada para a empresa.
A partir do preenchimento destes dados, já será possível visualizar o cálculo do salário, pressionando F8 para acionar o Demonstrativo.

Importante: RESCISÃO DE CONTRATO 

Para calcular, no Cadastro de Funcionários, preencha os campos 10 a 16 da Guia Movimentos (F3 ou duplo clique sobre linhas em vermelho) e, selecionando o campo 17, pressione F3 para acionar o Roteiro de Rescisão.
No menu Configuração/ Itens para Cálculos de Médias certifique-se de ter informado os itens a considerar.
 Calcula rescisão e médias para Aviso Prévio e 13º Salário.
 Transfere valores calculados para a planilha de Lançamentos Mensais.
 Imprime relatório de médias de Aviso Prévio e 13º Salário.
Observação: Após calcular a rescisão de contrato, devemos selecionar a opção Edição/Registros de Férias para calcular as Férias.

09. Edição – Registros de Férias 

  Clique ou selecione Edição/Registros de Férias para acionar Tabela anexada ao cadastro do funcionário, onde são armazenados todos os períodos de Férias de cada funcionário.
Guia Geral: informações sobre o período aquisitivo (inicio e término), data previsão, data vencimento, data limite para pagamento, período para cálculos de medias...
Guias  e 2º Período: deverão ser informadas as datas de concessão de férias. Caso divididas em dois períodos, utilizar os campos específicos.
Observação: Férias que avançam para o próximo mês, serão calculadas e lançadas no mês específico.
 Clique ou pressione Ctrl+N para inserir um registro de férias.
 Clique ou pressione Shift+Del para deletar o registro de férias selecionado.
 Clique para calcular os dias proporcionais.
   Clique para calcular o primeiro (ou o segundo) período de férias.
   Clique para lançar o primeiro (ou o segundo) período de férias.
 Clique, após lançar as Férias, e escolha o tipo desejado para imprimir: Aviso/Recibo e Relação das médias.

              Demonstra valores de médias para o 1º período.
              Demonstra valores calculados de férias para o 1º período.
              Demonstra valores de médias para o 2º período.
              Demonstra valores calculados de férias para o 2º período.

10. Edição – Lançamentos Mensais

Neste módulo, cadastram-se os lançamentos para cada funcionário, ou seja, os proventos e descontos do mês, tais como Horas Extras, Prêmios, etc. Os 12 meses (e um "padrão") são apresentados na tela, inclusive se o período está Fechado ou não, possibilitando a visão rápida dos cálculos durante todos os meses do ano.
 Clique ou acione Seleção/Período de Lançamento. Selecione mês e ano, e clique OK (na versão demonstrativa, o Período é Limitado). Note que a barra de status do Folha (sua linha inferior) indica sempre o período selecionado.
 Clique ou acione Edição/Lançamentos Mensais para abrir o quadro de Lançamentos.
Obs.: Pressione F8, a qualquer tempo, para Visualizar o Demonstrativo (hollerith) do Funcionário. Quando o Demonstrativo está ativo e selecionamos outro funcionário da lista, observe que os valores mudam, apresentando sempre informações do Funcionário Selecionado, relativas ao mês ativo.
 Clique ou duplo clique na coluna ITEM para acionar janela Seleção de Códigos Itens de Pagamentos/Descontos. Selecione um dos itens cadastrados no sistema (preferencialmente), clique OK e informe a quantidade no mês ativo.
 Na janela Seleção de Código (Itens de Pagamento/ Desconto), observe:
a) Itens 002 a 119 são proventos do sistema
b) Itens 271 a 349 são descontos do sistema
c) A da barra de rolamento permite percorrer todos os itens, para seleção
d) As teclas Código e Descrição possibilitam a procura rápida. Tecle uma ou outra e, na janela que surge, digite parte do código (vários são decorados com o tempo) ou parte da descrição do item procurado. Exemplo: em código, digite 24 ou em descrição, digite extra e tecle OK. è em ambos os casos, o Item I024 – Hora Extra 1, cadastrado emEdição/Tabelas Exclusivas da Empresa/ Horas Extras é selecionado e, imediatamente abaixo, seguem-se outros itens de Hora Extra.
 Clique no ícone ou duplo clique na coluna UNID para acionar tabela. A unidade e as incidências podem ser alteradas diretamente nos lançamentos mensais, nesse caso, alterando-as apenas para o funcionário e mês em questão.
 Para UNID = Fórmula, o valor do item será o resultado da fórmula multiplicado pelo campo quantidade. Para cada item, defina sua Unidade de Lançamentos (UNID):
   
         Und$ Moeda vigente (Real ou qualquer outra)
            Hora Horas (e décimos de hora). Ex: 2:30h = 2,50h
            Dias Dias de trabalho
            %Sal Percentagem de Salário Base
            %Min Percentagem de Salário Mínimo
            %nnn Percentagem de um Item
            PFnn Percentagem Fixa
            HFnn Hora Fixa
            VTnn Vale Transporte
            Fxxx Fórmula do Usuário, onde:
                                nnn = número do Item de lançamento
                                xxx = número da fórmula
                                nn = número correspondente às Tabelas Exclusivas
 Clique ou pressione Ctrl+O para Fechar/Abrir período. Se Fechado o sistema não recalculará nenhum valor para o período em questão.
 Clique ou pressione Ctrl+C para copiar lançamentos de outro período.
Holleriths padronizados – Para os funcionários com repetições mensais de um mesmo conjunto de itens a serem lançados, pode-se cadastrá-los como padrão e, nos períodos desejados, lançá-los automaticamente (Processo/ Lançamentos Automáticos), agilizando os trabalhos:
   
         - Na tela de lançamentos, selecione Planilha Padrão.
            - Informe os itens de lançamento.

11. Processo - Lançamentos Automáticos

Processo que agiliza a operação com Lançamentos Automáticos que são associados a Filtros de Seleção (todos os funcionários, só funcionários selecionados etc).
 Clique ou selecione Processo/Lançamentos Automáticos para definir as condições de filtro e o processo (lançamento automático) desejado.
1. Evento único: Permite Lançar ou Deletar itens específicos. Informe o item de pagamento, a unidade e o valor (ou percentual).
 Lança o item especificado seguindo condições de filtro definidas.
 Elimina o item especificado seguindo condições de filtro definidas.
Atenção: Alguns itens (13º, Adiantamento 13º, Biênios, IRRF de Adiantamento) são calculados automaticamente, independente de informações sobre unidade e valor.
2. Copiar de Outro Período: Copia todos os lançamentos do período desejado para o período atual.
3. Hollerith Padrão - Transfere Lançamentos Padrão para o período desejado: Hollerith Padrão de cada funcionário - pesquisa o Padrão de cada funcionário e lança individualmente. Hollerith Padrão único - usa um único Padrão e lança-o para todos os funcionários.
  Copia mantendo inalteradas as linhas de lançamentos existentes. Caso exista uma linha de lançamento mensal informada, esta linha não será preenchida com o possível dado existente na mesma linha do hollerith Padrão. A prioridade é sempre do que já está lançado, ou seja, o hollerith padronizado entra por baixo.
  Copia integralmente, perdendo eventuais lançamentos existentes na planilha. Caso existam linhas de lançamentos mensais, estas serão apagadas, cedendo lugar a tudo que estiver informado no hollerith Padrão, inclusive linhas em branco.

12. Impressão de Relatórios 

Possibilita a "emissão" de todos os relatórios da Folha de Pagamento. A emissão é um processo simples e amplo em opções para a geração dos relatórios. Em linhas gerais, é feita conforme instruções a seguir:
1. Em Impressão, selecione um modelo de relatório, como Hollerith, Listagem, Guia de Recolhimento etc. Caso interesse, esse modelo poderá ser personalizado (Estruturas de relatórios personalizadas podem ser salvas em disco para posterior utilização).
2. Alguns modelos apresentam-se no Modo Relatório e requerem a definição do "Tipo de Relatório", como Holleriths (Salário, 13º Salário, Adiantamento etc), Rescisão (Termo, Guia etc). No momento da impressão, estes requerem a definição de registros, ou Filtros (todos os registros, somente os selecionados etc).
3. Alguns modelos apresentam-se no Modo Estrutura e, para Gerar o Relatório e apresentar o Modo Relatório, requerem antes a definição dos registros, ou Filtros.
4. A maioria dos relatórios é emitida em modo gráfico, o que possibilita definir folhas de qualquer tamanho, margens, orientação (retrato ou paisagem) e compactação.
5. Todos os relatórios gerados pelo sistema podem ser salvos no formato Excel. Após a geração do relatório, solicite na barra de ferramentas "Salvar como", e indique "Planilha Excel".

Exemplo: Impressão/Hollerith/Formulário Branco

O hollerith do funcionário selecionado é apresentado na tela. Para visualizar os dados de qualquer outro registro basta clicar sobre seu nome, na Lista de Funcionários.
 Clique ou pressione Ctrl+B e defina o tipo de hollerith (salário, adiantamento, 13º,etc.).
 Clique ou pressione Ctrl+P para imprimir. Defina as condições de pesquisa (filtro) que deverão ser consideradas.


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